Afinal, qual a importância das relações interpessoais no trabalho?

4 minutos para ler

Você já parou para pensar que passamos pelo menos oito horas por dia e cinco dias por semana na empresa? E com isso, ficamos mais tempo no trabalho que em nossa própria casa?

Essa realidade tem feito com que as empresas mais bem-sucedidas do mundo façam esforços significativos para melhorar as relações interpessoais no trabalho e assim, ter colaboradores engajados e que consigam trabalhar bem em equipe. E o seu negócio está trilhando para esse caminho?

No artigo de hoje vamos investigar a importância das relações interpessoais no trabalho e aprender como elas podem contribuir para o sucesso do negócio. Confira!

Por que relações interpessoais no trabalho são importantes?

O trabalho da área de RH em uma empresa não para quando um profissional é contratado. Cabe a esse departamento estabelecer o caminho para que bons relacionamentos aconteçam na empresa. Fomentar a colaboração, a troca de experiências e garantir integração entre as equipes são algumas das maneiras como esse departamento investe nas relações interpessoais entre colaboradores.

Capital humano é o que há de mais valioso e, por isso, é preciso investir de forma constante nesses ativos, seja incentivando-os em suas carreiras ou garantindo que consigam se relacionar bem uns com os outros.

Quais os benefícios de boas relações interpessoais no trabalho?

Há muitas vantagens nas empresas que investem em melhorar as relações interpessoais. Conheça as principais delas!

Motivação

Trabalhadores que se relacionam bem uns com os outros são mais motivados e, por isso, conseguem realizar suas tarefas com maior eficiência e competência. Ao saber que podem contar com os demais membros da organização, as pessoas costumam ter mais facilidade de encarar grandes desafios e se tornam agentes de inovação.

Produtividade

Quanto maior a motivação, maior a chance de ter um time altamente produtivo. Quando a sua equipe consegue unir esforços para chegar a um objetivo em comum, ela faz isso em menos tempo e de forma melhor.

Ganho de resultados

É fato que equipes com relacionamento interpessoal fragilizado têm dificuldade em atingir as metas traçadas. A falta de comunicação e os problemas entre indivíduos se sobrepõem a um objetivo comum e a empresa perde em resultados.

Portanto, ao investir no relacionamento interpessoal na empresa, você ajudará o seu time a ter o ambiente mais propício para atingir o melhor resultado. Desse modo, todos saem ganhando.

Como melhorar as relações interpessoais no trabalho?

Gostou de ver como as relações interpessoais no trabalho contribuem para o sucesso das

empresas? Confira dicas para melhorá-las!

Coloque-se no lugar do outro

No dia a dia, costumamos ver apenas os próprios problemas como relevantes. Essa é uma das maiores causas de ruído nas relações interpessoais no trabalho. Sempre que possível, coloque-se no lugar do outro e tente averiguar se ele se sentiria ofendido ou subestimado em determinada interação.

Abra a comunicação da empresa

Quão aberta é a comunicação da sua empresa? Em muitos negócios, há apenas a comunicação vertical (chefes falando com seus funcionários sobre demandas) e ela é uma via de mão única. Isso cria um ambiente em que ideias não são motivadas ou respeitadas e no qual os colaboradores se sentem menos valorizados.

Abra as suas portas para receber sugestões dos funcionários e incentive os demais líderes a fazerem o mesmo. Comunicando-se melhor com a chefia, as equipes treinarão a habilidade de se comunicar no ambiente de trabalho e reproduzirão esse comportamento mesmo com aqueles que estão no mesmo nível da hierarquia.

Incentive o trabalho em equipe

Profissionais devem ser capazes de cumprir suas funções sozinhos, mas também precisam ter um bom relacionamento para que cumpram tarefas mais complexas. Para trabalhar esse aspecto, se dedique a workshops internos, dividindo as equipes em grupos para a realização das atividades propostas.

Como vimos ao longo do texto, melhorar as relações interpessoais no trabalho é uma maneira de contar com colaboradores mais produtivos, que se comunicam melhor e que são mais eficientes. Por isso, utilize o que aprendeu aqui para otimizar esse aspecto do seu negócio e prepare-se para colher os bons frutos.

O que achou dessas dicas para melhorar as relações interpessoais no trabalho? Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos ricos como este direto na sua caixa de e-mail!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-