Afinal, o Big Data é realmente eficaz na análise de dados?

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O Big Data é uma ferramenta de Business Intelligence que possibilita o cruzamento de uma infinidade de dados em um tempo de processamento hábil. Por sua eficiência, representa um fator de manutenção da competitividade para as corporações.

Esses dados ajudam a identificar padrões de comportamento, tendências de mercado e perfis de consumo para definir estratégias de venda que possibilitem melhores resultados financeiros.

Neste post, vamos discutir mais o assunto para entender a eficácia do Big Data na análise de dados. Não deixe de ler!

Como funciona o Big Data

O Big Data utiliza um processo definido de coleta, organização e análise de dados, como veremos. Nele, a coleta de dados pode ser feita por meio de:

  • ERP (Enterprise Resource Planning);

  • arquivos de log ou de servidores;

  • conteúdos disponibilizados por usuários em mídias sociais;

  • feedback de consumidores;

  • indicadores macroeconômicos;

  • estatísticas relativas às pesquisas de satisfação;

  • histórico de compra fornecido por empresas administradoras de cartão;

  • programas de fidelidade;

  • visualizações de itens em sites.

A organização abrange o armazenamento dos dados — com backup em estrutura física ou em cloud computing — e a sua categorização de forma estruturada, não estruturada ou semiestruturada, facilitando a análise feita por meio de tecnologias como NoSQL e Hadoop;

Na fase de análise dos dados, as informações são extraídas e interpretadas segundo conceitos e metodologias adotados pela empresa para facilitar a tomada de decisão e possibilitar muitas vantagens competitivas.

Características da análise de dados com o Big Data

O Big Data detém muitas diferenças em relação a outros tipos de análise de dados, e são elas que possibilitam maior vantagem ao modelo. Veja:

Volume

A IBM afirma que cerca de 2,5 quintilhões de bytes são gerados diariamente na web e se acumulam a outros zilhões de petabytes e, em meio a tantos dados, estão as informações que precisam ser tratadas. Armazenar tantos dados não seria possível anteriormente, mas o Big Data possibilita qualificar, mesmo nesse grande volume de informações, o que é útil para as empresas.

Complexidade

Por serem provenientes de diversas fontes, é difícil estabelecer correspondência de dados em diferentes sistemas. No entanto, essa complexidade se resolve com o estabelecimento de hierarquias entre as várias ligações de dados.

Velocidade

Os dados fluem em uma velocidade inimaginável, e precisam ser cada vez mais velozes devido às exigências por informação qualificada de equipamentos RFID, sensores e celulares, por exemplo. E mesmo que isso tenha se intensificado, principalmente com o advento da Internet das Coisas (IoT), o Big Data é capaz de extrair essas informações para análise e processamento.

Variedade e Variabilidade

Os dados são gerados em variados formatos e também podem apresentar inconsistências com picos sazonais, com base em eventos periódicos ou mudanças comportamentais, por exemplo.

Valor

A informação certa no momento correto, como permite o Big Data, agrega valor ao negócio, pois possibilita melhores resultados financeiro e visibilidade para a marca.

Adaptabilidade

A interpretação de sentimentos ou sensações humanas por computadores só é possível por meio da análise de dados, assim como a mineração de dados e o reconhecimento facial e de sentimentos dos usuários em redes sociais.

O Big Data auxilia na adaptabilidade aos recursos tecnológicos que possibilitarão também maior eficiência da IoT e da Inteligência Artificial.

A tecnologia de análise de dados aumenta a precisão no diagnóstico da empresa em cenários diversos. Muitas companhias já conquistaram vantagens competitivas com o Big Data Analytics, pois passaram a identificar com maior agilidade o comportamento e preferência de compra dos seus clientes.

A abrangência da análise de dados com o Big Data é tão grande que até setores da administração pública, como o Ministério da Justiça, por exemplo, adotam-no em suas rotinas de trabalho.

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