6 razões para investir na especialização em análise de dados da sua equipe de Marketing
A especialização em análise de dados faz com que as empresas tenham profissionais capacitados para adaptar o planejamento estratégico de acordo com informações coletadas na internet. Isso representa uma melhora nas estratégias de publicidade e nos processos internos da organização.
Dessa forma, o setor de marketing pode utilizar dados específicos do público a quem deseja direcionar sua estratégia por meio do cruzamento de informações e, assim, elaborar campanhas mais eficientes e conteúdos que despertem o verdadeiro interesse do consumidor.
Para que você entenda a importância de investir em uma especialização em análise de dados para sua equipe de marketing, confira este artigo!
Como é feita a coleta de dados na internet
As informações utilizadas pela equipe de especialização em análise de dados (Big Data) são encontradas em:
- arquivos de log;
- arquivos de servidores;
- mídias sociais;
- feedbacks e pesquisas de satisfação;
- indicadores macroeconômicos;
- históricos de consumo;
- programas de fidelidade;
- cliques e visualizações em sites.
Benefícios do marketing voltado para Big Data
Veja as vantagens de aliar a coleta de dados e o setor de marketing.
1. Melhora o conhecimento de mercado
Com um maior volume de informação é possível entender melhor o segmento no qual a sua empresa atua, cometer menos erros e garantir a competitividade da empresa no mercado.
Assim, é possível oferecer soluções adequadas à necessidade do consumidor, atrair um público diferenciado e fidelizar aqueles que já acompanham os processos da empresa.
2. Aumenta a competitividade da empresa
Com maior conhecimento de mercado a empresa se antecipa às tendências, acompanha as inovações e se beneficia pelo pioneirismo.
3. Aumenta a eficiência das estratégias de marketing
O Big Data possibilita que o setor de marketing invista em ações mais eficientes, com custo de investimento mais baixo e melhores resultados. Campanhas eficientes de marketing convertem mais e, consequentemente, a empresa conseguirá lucrar mais.
4. Identifica os consumidores do negócio
Com o Big Data é possível, ainda, identificar quem são os principais clientes do negócio, ajustar as campanhas publicitárias para esse público e analisar o comportamento de compra desses consumidores.
5. Tomada de decisão mais assertiva
Com base em grandes volumes de informação é possível analisar melhor a situação interna e externa da empresa, obter as respostas relevantes ao negócio e, assim, tomar decisões mais assertivas.
6. Reduz os custos de investimento
Como investir na especialização em análise de dados
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Defina quais serão os critérios de coleta de informação para que o volume de dados seja bem aproveitado. Ele não deve ser maior do que o necessário, mas abrangente e eficaz.
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Utilize ferramentas adequadas para cada estratégia — como Tableau, ChartBlocks, Datawrapper e Qlik Sense por exemplo.
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Escolha os índices de análise de desempenho (KPI — Key Performance Indicators) que serão utilizados para avaliar os dados coletados.
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Contrate profissionais especializados para transformar os resultados em um planejamento focado em conteúdo, campanhas e projetos atrativos.
Viu como a especialização em análise de dados resulta em campanhas de marketing mais alinhadas com as necessidades organizacionais e as demandas do mercado?
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