6 razões para investir na especialização em análise de dados da sua equipe de Marketing

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A especialização em análise de dados faz com que as empresas tenham profissionais capacitados para adaptar o planejamento estratégico de acordo com informações coletadas na internet. Isso representa uma melhora nas estratégias de publicidade e nos processos internos da organização.

Dessa forma, o setor de marketing pode utilizar dados específicos do público a quem deseja direcionar sua estratégia por meio do cruzamento de informações e, assim, elaborar campanhas mais eficientes e conteúdos que despertem o verdadeiro interesse do consumidor.

Para que você entenda a importância de investir em uma especialização em análise de dados para sua equipe de marketing, confira este artigo!

Como é feita a coleta de dados na internet

As informações utilizadas pela equipe de especialização em análise de dados (Big Data) são encontradas em:

  • arquivos de log;
  • arquivos de servidores;
  • mídias sociais;
  • feedbacks e pesquisas de satisfação;
  • indicadores macroeconômicos;
  • históricos de consumo;
  • programas de fidelidade;
  • cliques e visualizações em sites.

Benefícios do marketing voltado para Big Data

Veja as vantagens de aliar a coleta de dados e o setor de marketing.

1. Melhora o conhecimento de mercado

Com um maior volume de informação é possível entender melhor o segmento no qual a sua empresa atua, cometer menos erros e garantir a competitividade da empresa no mercado.

Assim, é possível oferecer soluções adequadas à necessidade do consumidor, atrair um público diferenciado e fidelizar aqueles que já acompanham os processos da empresa.

2. Aumenta a competitividade da empresa

Com maior conhecimento de mercado a empresa se antecipa às tendências, acompanha as inovações e se beneficia pelo pioneirismo.

3. Aumenta a eficiência das estratégias de marketing

O Big Data possibilita que o setor de marketing invista em ações mais eficientes, com custo de investimento mais baixo e melhores resultados. Campanhas eficientes de marketing convertem mais e, consequentemente, a empresa conseguirá lucrar mais.

4. Identifica os consumidores do negócio

Com o Big Data é possível, ainda, identificar quem são os principais clientes do negócio, ajustar as campanhas publicitárias para esse público e analisar o comportamento de compra desses consumidores.

5. Tomada de decisão mais assertiva

Com base em grandes volumes de informação é possível analisar melhor a situação interna e externa da empresa, obter as respostas relevantes ao negócio e, assim, tomar decisões mais assertivas.

6. Reduz os custos de investimento

Com eficiência é possível crescer de forma orgânica investindo menos, pois as estratégias serão mais direcionadas e adequadas ao público que consumirá o produto ou serviço oferecido pela empresa.

Como investir na especialização em análise de dados

  1. Defina quais serão os critérios de coleta de informação para que o volume de dados seja bem aproveitado. Ele não deve ser maior do que o necessário, mas abrangente e eficaz.

  2. Utilize ferramentas adequadas para cada estratégia — como Tableau, ChartBlocks, Datawrapper e Qlik Sense por exemplo.

  3. Escolha os índices de análise de desempenho (KPI — Key Performance Indicators) que serão utilizados para avaliar os dados coletados.

  4. Contrate profissionais especializados para transformar os resultados em um planejamento focado em conteúdo, campanhas e projetos atrativos.

Viu como a especialização em análise de dados resulta em campanhas de marketing mais alinhadas com as necessidades organizacionais e as demandas do mercado?

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