Educação a distância

5 dicas para ter mais disciplina na educação a distância!

O modelo educacional é a prova de como as coisas evoluem e os hábitos das pessoas mudam: a adoção de novas metodologias, recursos tecnológicos e técnicas transformaram bastante o cenário educacional, no entanto que hoje muito se fala em Educação a Distância (EaD).

A facilidade trazida pela conectividade e interatividade está fazendo do ensino a distância um método a cada dia mais comum e adaptado à realidade de grande parte das pessoas. Atualmente, a oferta de cursos nessa modalidade é vasta, atendendo a diferentes áreas e graus de escolaridade.

Estudar em casa ou em qualquer outro lugar, a qualquer hora, por meio de um dispositivo conectado à internet tem suas vantagens — que não são poucas! Porém, se deseja obter o máximo proveito dessa ferramenta educacional, é essencial ter muita disciplina para não se perder em meio a toda a flexibilidade.

Pensando nisso, trazemos neste post 5 dicas valiosas que contribuirão para melhorar a sua disciplina nos estudos. Continue acompanhando e confira!

1. Liste suas prioridades

Em meio a uma rotina apertada, conciliar trabalho e estudo não é tarefa fácil. Por isso, é essencial que você tenha em mente quais são as suas prioridades. Desse modo, fica muito mais fácil organizar seus compromissos e fazer concessões em nome de um objetivo.

Alcançar a disciplina só é possível com uma boa organização. Seja transparente com você e liste as suas prioridades diárias, semanais e mensais. Fazer isso em forma de metas pode ser um reforço para atingir bons resultados!

2. Evite distrações

Atingir a disciplina, em muitos casos, é uma questão de focar no seu projeto e evitar distrações, por menores que sejam. Por exemplo, se você senta para estudar, desligue seu celular (ou coloque-o no modo silencioso) e evite utilizar redes sociais enquanto assiste às aulas ou realiza alguma atividade.

Esse tipo de comportamento, além de prejudicar a aprendizagem, faz com que você perca o foco e, muitas vezes, tenha que assistir a uma aula novamente, desperdiçando um tempo valioso.

3. Tenha rigor com horários e compromissos

É certo que a vida não congela para que possamos focar em um único projeto. Grande parte das pessoas tem que se desdobrar para conciliar trabalho, estudos, família e vida pessoal. Nesse contexto, a dica para ser disciplinado é ter rigor com seus horários e momentos.

Seja rigoroso com seu período de trabalho, cumpra com suas obrigações durante o expediente e evite levar funções para casa, pois isso consumirá o tempo de outra atividade. Do mesmo modo, seja rígido com seu horário de estudo e com o tempo em família: uma vida organizada é a chave para uma boa disciplina.

4. Siga o cronograma do curso

Independentemente se o curso é presencial ou a distância, existe um cronograma de aulas e atividades a serem cumpridas em seus devidos prazos. No entanto, em razão da flexibilidade do ensino a distância, é muito comum deixar atividades para outro dia — o que é um grande erro.

A disciplina tem uma íntima relação com hábitos. Sair da rotina uma única vez pode quebrar todo seu ciclo e desorganizar suas tarefas. Então, seja firme nesse aspecto e evite ao máximo descumprir com o cronograma deliberadamente.

5. Preocupe-se com a qualidade do seu sono

Vale destacar que a disciplina tem relação não só com a mente, mas também com o nosso corpo. Nesse ponto, é essencial cuidar da saúde, da alimentação e, principalmente, da qualidade do sono.

Preocupe-se em ter uma boa noite de sono, pois isso significa ter um dia mais disposto e motivado. Isso contribuirá diretamente para melhorar o seu rendimento nos estudos e a sua disciplina.

A educação a distância, sem dúvida, trouxe uma gama de oportunidades para profissionais de todas as áreas. Mas como vimos, embora existam muitas vantagens, estudar a distância exige uma rígida disciplina. Então, coloque as dicas listadas aqui em prática e impulsione sua carreira!

Gostou deste post e quer saber mais sobre educação a distância? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Você também pode gostar
Ensino a distância corporativo: saiba por que investir
Futuro da Educação: saiba por que investir em EAD
Futuro da Educação: saiba por que investir em EAD
Como NÃO investir na qualificação de equipes pode me fazer perder dinheiro
Como NÃO investir na qualificação de equipes pode me fazer perder dinheiro?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This