10 livros para entender sobre data science e se aperfeiçoar

4 minutos para ler

Para um profissional que busca crescimento na carreira, é preciso ter boas referências em sua área. No caso de quem trabalha com análise de dados, por exemplo, torna-se primordial a leitura de livros sobre data science para expandir os seus conhecimentos.

O data science é um estudo que possibilita transformar os dados — insumo básico do processo — em informações relevantes para o negócio. A sua estreita relação com a área de estatística faz parecer que seja algo complexo, mas nem tanto.

Muitas dúvidas surgem quando se trata de data science, até por ser um conceito que exponencialmente vem tomando forma no Brasil. Sendo assim, para que você aprenda um pouco mais, preparamos uma lista com cinco livros essenciais sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

1. “Data science for business: What you need to know about data mining and data-analytic thinking”

Traduzido no Brasil como Data science para negócios: o que você precisa saber sobre mineração de dados e pensamento analítico de dados (Alta Books), esse livro é o básico para quem não domina ainda o conceito de data science.

Serve para um entendimento conceitual e é voltado para a área organizacional. É um daqueles livros que esclarecem o máximo possível para quem é leigo.

Escrito por Foster Prowost e Tom Fawcett, apresenta os pré-requisitos fundamentais da área e faz uma orientação quanto ao pensamento analítico de dados, mostrando, inclusive, inúmeras técnicas e estratégias para resolver os problemas nos negócios.

2. “Data smart: Using data science to transform information into insight” 

Traduzido no Brasil (pela Alta Books) como Data smart: usando data science para transformar informação em insight, praticamente segue a mesma linha de raciocínio adotada no Data science for business. Entretanto, John W. Foreman mostra outros tipos de exemplos e aprofunda-se um pouco mais nas técnicas e também nos estudos de caso.

O leitor é conduzido a fazer análises reais de dados, porém usando planilhas simples no Excel ou no LibreOffice Calc. Ao final, ainda é possível visualizar um pouco sobre linguagem R e o uso da inteligência artificial.

3. “Machine learning yearning”

Andrew Ng aborda em seu livro questões que estão causando verdadeira revolução em várias empresas. Conceitua inteligência artificial, deep learning e machine learning, algo que já é utilizado em algoritmos de chatbots, por exemplo.

Você verá informações mais avançadas em termos de data science — algumas indagações farão o leitor raciocinar a fundo acerca de coletar mais dados de treinamento, se é melhor utilizar o modelo fim a fim de aprendizagem profunda etc.

4. “Doing data science: Straight talk from the frontline”

Essa publicação de Cathy O’Neil e Rachel Schutt traz tudo o que você precisa conhecer sobre a utilização de dados para montar estratégias de sucesso nas empresas. Os autores tiveram como inspiração uma aula introdutória da Universidade de Columbia sobre ciência de dados.

É o livro ideal para quem tem familiaridade com probabilidade, álgebra linear, programação e estatística. Também traz tópicos sobre algoritmos, redes sociais, engenharia de dados, modelagem financeira, entre outros temas.

5. “Scoring points: How Tesco continues to win customer loyalty”

Desenvolvido por Clive Humbry, Terry Hunt e Tim Phillips, o livro aborda um estudo de caso da empresa Tesco, uma rede britânica de supermercados. Os autores explicam como foi elaborado o cartão Clubcard e o que aconteceu para essa estratégia ter tido tanto sucesso.

Esse livro é muito recomendado, pois traz informações na prática sobre data science, ensinando sobre as táticas utilizadas nessa rede e as lições de marketing que podem ser tiradas do programa de fidelidade para compreender o comportamento do consumidor.

Existem vários outros livros sobre data science que poderiam ser descritos neste post, no entanto acreditamos que as indicações acima são os pilares fundamentais do básico ao avançado sobre o assunto.

Gostou da lista de livros sobre data science? Então, continue com a visita ao blog lendo agora mesmo sobre inovações em business intelligence e entenda mais desse universo! 

blog_carreira de dadosPowered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-