Como sistemas de integração evitam erros e melhoram o trabalho?
A integração de sistemas possibilita que todas as informações relativas aos processos produtivos ou administrativos da empresa sejam armazenadas e acessadas estrategicamente para embasar decisões gerenciais.
Esse compartilhamento de informações evita erros, permite maior eficiência para as atividades organizacionais, confere autonomia aos profissionais, que podem se orientar por uma base de dados única e controlada, além de reduzir consideravelmente as despesas operacionais.
Quer conhecer outros benefícios proporcionados pela integração de sistemas e descobrir como implementá-la na sua empresa? Continue a leitura deste post!
Como funciona a integração de sistemas?
Essa integração de sistemas acontece por meio de ferramentas, cujas informações podem ser armazenadas num servidor on premise, na infraestrutura de TI da própria empresa, distribuídas em hardwares autônomas ou hospedadas em cloud server.
Nessas ferramentas, é possível acompanhar o desempenho dos agentes na cadeia de suprimentos — pessoas, máquinas e processos, bem como acessar dados de toda a rotina organizacional em tempo real.
Quais sistemas podem ser integrados?
Sistemas de gestão, como ERPs (Enterprise Resource Planning) são mais comuns, pois possuem funcionalidades customizáveis, ou seja, atendem a rotinas administrativas e organizam processos de qualquer empresa, de restaurantes a indústrias metalúrgicas.
Já por meio de um CRM (Customer Relationship Management), os gestores podem acessar informações sobre todo o cadastro de clientes: histórico de compra, preferências de consumo etc.
Além disso, permite estabelecer valores máximos para aquisições a prazo, emitir relatórios sobre as vendas e embasar decisões como estratégias upsell e cross-sell, de modo a melhorar a experiência do consumidor.
Outro tipo de sistema, o TMS (Transportation Management System), auxilia nas decisões relacionadas à logística, como a movimentação e armazenamento de insumos nos estoques, bem como dos produtos nos centros de distribuição. Integrados a rastreadores e GPS (Global Positioning System), por exemplo, acompanham a entrega de bens pelo motorista.
Quais ferramentas podem ser utilizadas?
Um único sistema permite o acesso privilegiado ao fluxo de dados, mas, algumas ferramentas ampliam ainda mais suas funcionalidades, como:
- aplicativos financeiros, que possibilitam compartilhar dados bancários no fluxo de caixa;
- leitores de código de barras, que aumentam a agilidade e a efetividade da coleta de informações sobre os produtos, além de facilitar a elaboração de inventários;
- equipamentos com RFID (tecnologia de radiofrequência), que permitem monitorar a distribuição de itens nos processos logísticos;
- aparelhos de ponto eletrônico, que controlam as horas trabalhadas, horas extras e faltas dos profissionais na empresa.
Por que a integração de sistemas é importante?
Aumenta o controle
Essa centralização de informações permite controlar melhor os processos e as atividades em todas as unidades do negócio, bem como visualizá-los de forma consolidada por meio de relatórios, gráficos e projeções, aumentando a eficácia das decisões.
Promove eficiência
O grande volume de informação possibilita alocar recursos de forma eficiente, verificar índices de ociosidade, identificar erros, gargalos e taxas de retrabalho, que além de atrasar a produção, reduzem a qualidade dos resultados.
Padroniza rotinas
Essa unicidade do fluxo de informação permite que as atividades sejam padronizadas para melhorar a comunicação entre os setores e aumentar a autonomia dos profissionais sem prejudicar as estratégias da empresa.
Reduz custos
Ainda é possível determinar áreas que demandam mais investimento, apurar custos desnecessários, avaliar resultados incompatíveis com as estratégias estabelecidas e diminuir taxas de desperdício e despesas em processos, como as de manutenção de estoque.
Reduz o tempo de resposta
O prazo para resposta aos stakeholders é diminuído pela agilidade na tomada de decisão, rotinas padronizadas e o acesso, em tempo real, da informação.
Melhora a satisfação de clientes
Munida de informações sobre os perfis de clientes, a empresa tem capacidade de oferecer serviços e produtos específicos, que atendam perfeitamente as necessidades momentâneas de determinado segmento.
Essa disponibilidade aumenta os índices de satisfação de consumidores cada vez mais exigentes, além de reduzir os custos para inserção em novos mercados e de investimento em marketing.
Existem inúmeras possibilidades de integração de sistemas, com softwares e outras ferramentas. Cabe às empresas treinarem seus profissionais para que eles estejam devidamente familiarizados para utilizar todos os recursos e desfrutar dos benefícios dessa tecnologia.
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