Business intelligence

Prevendo o futuro: 5 filmes sobre Inteligência Artificial e Big Data

Prevendo o futuro: 5 filmes sobre Inteligência Artificial e Big Data

Muito antes de os computadores se tornarem parte fundamental do nosso dia a dia, diversos cineastas já imaginavam como seria um mundo onde as máquinas alcançassem um nível de consciência e de inteligência similar ou superior ao nosso.

A sétima arte é conhecida por discutir nossa realidade, acertando em previsões sobre o futuro da humanidade de forma geral. Por isso, a presença constante da Inteligência Artificial e do Big Data em filmes nos fascina ao apresentar algumas possibilidades, magníficas ou sombrias, sobre o desenvolvimento cada vez mais intenso dessas tecnologias.

Por meio dessas obras, refletimos sobre o papel da tecnologia em nossas vidas e nas formas como ela muda à maneira que nos relacionamos conosco e uns com os outros. Está pronto para conhecer os melhores filmes sobre Inteligência Artificial e Big Data? Então prepare a pipoca e continue a leitura!

1. Metropolis

A obra-prima do cineasta alemão Fritz Lang se passa em 2026, quando a cidade que dá nome ao filme é comandada por um homem que acaba de construir uma robô.

A máquina tem uma aparência semelhante à do líder do proletariado e sofre por interesses românticos do filho do comandante. Seu objetivo é usá-la para desestabilizar a luta dos trabalhadores, que servem no subterrâneo, enquanto a classe alta vive em imensos arranha-céus.

A partir daí, “Metropolis” discute não apenas o que nos faz humanos, mas também as divisões de classe e como elas podem afetar nosso futuro.

2. 2001: Uma Odisseia no Espaço

“2001: Uma Odisseia no Espaço” é considerado por muitos um dos maiores filmes de todos os tempos. A obra levanta inúmeras discussões filosóficas, que vão desde a consciência humana e nossa evolução até a conexão entre passado e presente.

O computador HAL 9000 controla quase todas as operações da nave norte-americana Discovery One. Quando todos os demais tripulantes morrem misteriosamente, o Dr. David Bowman se vê sozinho com a máquina e descobre toda a extensão de sua consciência.

Lançado em 1968, o filme discorre sobre nossa relação com a tecnologia e sobre os perigos que máquinas inteligentes podem representar para a humanidade.

3. Westworld

Em 1973, Michael Crichton lançou este faroeste sci-fi ambientado em Westworld, um paraíso western habitado por robôs. Cada uma dessas máquinas é um personagem que segue inconscientemente uma programação, e os visitantes podem interagir livremente com elas.

Quando uma série de problemas técnicos atinge os robôs, porém, um deles age de maneira contrária a sua programação. Westworld discute então a descoberta da consciência e da autonomia por parte das máquinas.

Em 2017, o filme ganhou uma versão televisiva nas mãos da HBO. A série se tornou um sucesso de público e crítica ao contar a história de forma ainda mais ambiciosa e complexa. A segunda temporada chega em 2018.

4. O Homem que Mudou o Jogo

Mudando o foco para o Big Data, um dos títulos mais interessantes sobre a temática é “O Homem que Mudou o Jogo”, longa de Bennett Miller estrelado por Brad Pitt.

Lançado em 2011, o filme conta a história real de Billy Beane, gerente de um time de baseball. Na década de 80, ele e o economista Peter Brand utilizaram um software baseado no Big Data Analytics para decidir quais jogadores escalar para seu time.

5. Blade Runner

O que nos faz humanos? O quanto nossas memórias realmente refletem o que aconteceu? Até que ponto temos o direito de explorar a vida do outro, mesmo que ele seja uma criatura artificial? Blade Runner levanta essas e outras questões existenciais.

Dirigido por Ridley Scott e estrelado por Harrison Ford, o filme de 1982 é outro dos maiores marcos da ficção científica. A trama acompanha um ex-caçador de androides (ou replicantes) que volta à ativa quando um grupo deles infiltra a Terra.

Ao longo de suas breves vidas, os replicantes passam a apresentar emoções e atitudes mais complexas, que os tornam mais conscientes de seu lugar no mundo. Em 2017, foi lançado Blade Runner 2049, sequência que se passa 30 anos após o original.

Gostou de conhecer nossas dicas de filmes sobre Inteligência Artificial e Big Data? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e convide os amigos para uma sessão de cinema!

Você também pode gostar
Saiba mais sobre a especialização em Inteligência de Negócio
Saiba mais sobre a especialização em Inteligência de Negócio
Quais as diferentes oportunidades de carreira em Data Science
Quais as diferentes oportunidades de carreira em Data Science?
Como contratar especialistas em extração e análise de dados para BI
Como contratar especialistas em extração e análise de dados para BI?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This