Análise de dados

Plataforma de análise avançada: sua empresa precisa mesmo de uma?

A análise de dados pode ser compreendida como um conjunto de ações estratégicas baseadas na utilização do Big Data e direcionadas ao aprimoramento das práticas comerciais de uma empresa.

De maneira semelhante, a análise avançada de dados funciona de forma mais profunda, se concentrando na previsão de eventos e comportamentos futuros, permitindo que as empresas conduzam estudos para prever os efeitos de mudanças potenciais nas estratégias de negócios.

Nesse contexto, análises preditivas, Data Mining, Big Data Analytics e Business Intelligence são algumas das ferramentas analíticas que se alinham ao conceito de análise avançada. Essas tecnologias cada vez mais ganham força no cenário empresarial e reforçam pontos como marketing, finanças e gerenciamento de riscos.

Dada a importância do tema, neste post falaremos mais a respeito da plataforma de análise avançada, mostrando a importância de investir nesse conceito e trazendo algumas dicas de como escolher a melhor plataforma para a sua empresa. Confira!

Plataforma de análise avançada: por que investir?

Ser estratégico e efetivo é medida de ordem para sobreviver ao mercado. Não por outro motivo, a análise de dados surgiu como uma resposta a essa necessidade por ações precisas e eficientes.

Hoje, Data Analytics é um dos pilares das organizações quando o assunto é o alinhamento dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa e o seu público-alvo. A satisfação do consumidor nesse cenário passa a ocupar uma posição de destaque, como objetivo central de todo e qualquer negócio.

Conforme essa necessidade se acentuou, a análise de dados foi otimizada e, atualmente, muito se fala em análise avançada. A importância desse recurso se dá em razão da sua capacidade de prever eventos futuros com base na análise de dados passados e presentes.

Assim, empresas de todos os portes e setores podem se posicionar melhor no mercado e planejar o futuro conforme as projeções levantadas com as análises. Afinal, como dito, a dinâmica faz parte do mercado e, por isso, é fundamental que as empresas estejam em constante mudança para manterem-se atrativas ao público não só hoje, mas também no futuro.

Como escolher a plataforma ideal para a empresa?

A escolha de uma ferramenta de análise avançada deve ter como norte as necessidades do negócio, avaliando pontos específicos como os seguintes:

Funcionalidades

Sistemas de análise se tornaram comuns atualmente, sendo que a diversidade nesse campo é grande. Por isso, é preciso avaliar com cautela as funcionalidades presentes na plataforma que se pretende adotar — mas antes é necessário identificar que funcionalidades são indispensáveis para as ações da sua empresa.

Para isso, conhecer o público-alvo do negócio, bem como o seu perfil, é um bom direcionamento para a escolha. Por exemplo: um público mais jovem e presente na internet demanda plataformas com funcionalidades específicas para levantar informações advindas de redes sociais.

Customização

Outro ponto importante a ser considerado no momento da aquisição de uma ferramenta de análise de dados é a sua adaptabilidade com as demandas da empresa. Em alguns casos, ferramentas muito eficazes para determinados negócios podem não fazer sentido para a sua empresa. Por isso, é fundamental contar com um certo nível de personalização no sistema.

Investir em softwares personalizados, a depender das especificidades da empresa, pode ser o mais recomendado para se garantir que as análises serão tão avançadas e efetivas quanto necessário.

Preço

Não há como desconsiderar esse ponto. Em se tratando de um recurso tecnológico, todas as funcionalidades e os níveis de customização citados têm seu custo. Assim, é essencial avaliar se o preço da ferramenta é compatível com a realidade financeira do negócio.

Em muitos casos, por mais que a solução seja capaz de gerar grandes vantagens para a empresa, o custo elevado pode inviabilizar outras ações, o que pode não ser recomendado.

Por fim, a análise avançada de dados é uma realidade do mercado atual e um dos caminhos para o crescimento empresarial. Investir nesse tipo de tecnologia trará ganhos de diferentes ordens para seu negócio, especialmente no que diz respeito ao alinhamento com o seu público. Pense nisso!

Gostou do post sobre plataforma de análise avançada e se interessou pela temática? Aprofunde seus conhecimentos em ciência de dados, Big Data e Business Intelligence! Entre em contato conosco e saiba como se especializar nessas áreas!

Você também pode gostar
Como extrair o real valor do BIG Data para sua organização?
Big Data: você conhece os 4 tipos de análise de dados
Big Data: você conhece os 4 tipos de análise de dados?
Big Data na prática: como implementar na minha empresa?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This