Business intelligence

Especialização em Business Intelligence: por que investir nessa carreira?

Especialização em Business Intelligence: por que investir nessa carreira

Hoje em dia as organizações não podem mais se dar ao luxo de trabalhar apenas com base na intuição dos seus gestores. A velocidade da informação é muito alta para qualquer pessoa administrar por conta própria, criando a necessidade da especialização em Business Intelligence.

Talvez você já tenha ouvido falar desse conceito, mas não tenha se aprofundado nele. Se você já é um profissional de administração de empresas, pode se beneficiar muito ao ingressar nessa área. Continue acompanhando este artigo e veja como a especialização em Business Intelligence pode beneficiar a sua carreira!

O que é BI e qual é o trabalho de um especialista na área

Business Intelligence pode ser descrito basicamente como uma análise aprofundada da experiência do usuário e do mercado como um todo. Dessa forma, os gestores da empresa podem tomar decisões mais bem embasadas e com maiores chances de gerar bons resultados. Isso aumenta a competitividade e a longevidade da organização.

Ao adquirir uma especialização em Business Intelligence o profissional em questão passa a trabalhar justamente com a coleta e análise de dados. Ele deve acompanhar todo o processo, desde o uso das ferramentas de informação até a priorização e a análise. Esse tipo de conhecimento é aplicável em múltiplos contextos, como marketing, vendas, finanças, entre outras áreas. 

O que é necessário para se tornar um profissional de BI

A princípio essa é uma profissão multidisciplinar, passando principalmente pelas áreas de tecnologia, administração, lógica, matemática, estatística, entre outras. Uma formação abrangente é mais útil aqui, pois você pode ter que lidar com organizações de vários setores diferentes ao longo do tempo. Ser flexível e ter boa habilidade de comunicação são duas qualidades fundamentais.

Ter uma formação como especialista é um passo fundamental. Apesar de sua natureza ampla, como acabamos de mencionar, existem várias ferramentas e técnicas específicas da área. Sem falar em todo um modo subjetivo de observar as situações, algo que pode ser aprendido mais facilmente por meio de prática e ensinamento direto.

Mercado de trabalho em crescimento

A especialização em Inteligência de Negócio tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos, especialmente com o avanço da tecnologia e a possibilidade de adotar esse tipo de prática em empresas menores. Trabalhar com dados para melhorar o desempenho não é mais um privilégio das multinacionais.

A demanda crescente nessa área não significa um mercado fácil. Ainda há bastante concorrência e você precisa estudar muito para se manter relevante. Tentar cultivar o máximo de experiência sempre que possível, além de buscar novas formações que agreguem ao seu trabalho é de extrema importância.

Boas recompensas para os especialistas

Apesar dos desafios, a carreira para essa área é muito promissora. Profissionais formados e especializados em Business Intelligence tendem a receber salários de nível executivo, podendo se tornar sócios da empresa.

Mesmo que as exigências sejam grandes, a demanda crescente significa que a concorrência ainda não está no seu ápice. Entrar no mercado o quanto antes e construir uma reputação pode ser a melhor atitude.

Agora que você já entende o valor da especialização em Business Intelligence para a sua carreira, é hora de incrementar sua formação! Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então assine nossa newsletter e receba nossos conteúdos em primeira mão!

Você também pode gostar
Saiba mais sobre a especialização em Inteligência de Negócio
Saiba mais sobre a especialização em Inteligência de Negócio
Como transformar dados em inteligência para o crescimento empresarial
Como transformar dados em inteligência para o crescimento empresarial?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This