Análise de dados

Data Science: descubra o que você precisa saber sobre o assunto

Data Science: descubra o que você precisa saber sobre o assunto

Quem atua na área de TI provavelmente já ouviu falar bastante em Data Science — ou Ciência de Dados, como o termo também costuma ser usado. Trata-se de uma vertente tecnológica relativamente nova, mas que tem despertado o interesse de grandes organizações e demonstrado ser um bom investimento para os profissionais de TI que buscam lugar no mercado.

Mas o que é exatamente Data Science e quais são suas principais características? Quem é o profissional que trabalha com a Ciência de Dados? Neste post, vamos explicar o conceito e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Vamos começar?

O que é Data Science?

Atualmente, existem inúmeras maneiras de produzir e recolher informação. Planilhas e relatórios corporativos, redes sociais, blogs, sites e dispositivos wearable são apenas algumas das formas pelas quais os dados são coletados e armazenados de forma crescente.

Transformar esses dados brutos em informação que possua significado para as organizações, proporcionando a solução de problemas ou a aquisição de diferenciais competitivos, é o desafio que se apresenta.

Esse é o objetivo da Ciência de Dados. Grosso modo, ela permite a extração de conhecimento a partir de grandes bases de dados, estruturados ou não. Com isso, é possível obter respostas e insights específicos que, de forma tradicional, não seriam conseguidos em tempo hábil.

Quais as áreas do conhecimento englobadas?

Pela necessidade de gerenciar dados de diversas fontes, de maneira rápida e voltada a objetivos específicos, a Data Science envolve atuação direta em áreas técnicas, como computação tradicional, matemática, estatística e engenharia.

No entanto, uma vez que seu resultado possui impacto também em setores como economia digital, saúde e finanças, a Ciência de Dados trabalha ainda com conceitos relacionados à inteligência competitiva, administração e negócios.

Por fim, face à versatilidade que demonstra, é uma técnica bastante aplicada também no meio acadêmico, em especial no desenvolvimento da aprendizagem de máquina, em aplicações como motores de busca, tradução automática e reconhecimento de voz.

Quem precisa de um cientista de dados?

Considerado pela Harvard Business Review como o profissional mais cobiçado do século XXI, o cientista de dados é o profissional que consegue integrar as áreas do conhecimento necessárias à extração de informações relevantes das bases de dados à disposição.

Essa característica, por si só, justifica a procura de empresas de todos os portes e segmentos por pessoas capazes de coordenar processos complexos de limpeza, análise e modelagem de dados, bem como aprimorar algoritmos com base nas necessidades do negócio.

Não é à toa que grandes organizações da área da saúde e tecnologia buscam os melhores profissionais dessa área. Trata-se de uma profissão relativamente nova, que combina habilidades de ciências da computação, engenharia e estatística, além de visão sobre o negócio e capacidade de colaboração e criatividade. Em função disso, uma formação multidisciplinar e especializada é a recomendação para quem pretende seguir essa promissora carreira e se destacar no mercado.

Agora que você já sabe o que é Data Science, que tal continuar se informando sobre outras novidades da tecnologia? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos do nosso blog em primeira mão!

Você também pode gostar
Big data para pequenas e médias empresas: elas podem ajudar em seus negócios
Big data para pequenas e médias empresas: elas podem ajudar em seus negócios?
Customer Analytics: como usar o Big Data para vendas
Customer Analytics: como usar o Big Data para vendas
qual o futuro da computação e análises cognitivas?
Qual o futuro da computação e análises cognitivas?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This