Análise de dados

Data preparation: por que essa deve ser uma prioridade na análise dos dados?

Data preparation: por que essa deve ser uma prioridade na análise dos dados

Que o Big Data é uma ferramenta altamente estratégica para as empresas, isso ninguém questiona, mas será que todos os negócios conseguem obter os mesmos resultados com essa tecnologia? Será que os seus benefícios são experimentados em todas as organizações? A resposta para essas perguntas é não, e a causa disso pode estar no “data preparation” desenvolvido (ou não) por cada empresa.

O data preparation tem íntima relação com o sucesso da análise de dados do seu negócio, por isso é fundamental tratá-lo como prioridade. Quer saber o porquê disso? Continue a leitura deste post!

O que é data preparation?

Para entender esse conceito imagine o seguinte: você tem que desenvolver uma palestra que acontecerá daqui a uma semana sobre um conteúdo que domina pouco, logo terá um curto tempo para estudar o assunto e fazer uma boa explanação.

Para que tudo corra bem você terá que ser seletivo, eficiente e separar um material para estudar somente aquilo que for útil, sem perder o foco com informações irrelevantes. Assim também acontece com a data preparation.

Na análise de dados, data preparation é o que permite às organizações aumentar a eficiência desse processo, otimizando a coleta, a organização e a estruturação dos dados obtidos.

Em outras palavras, data preparation é o seu estudo para realizar a palestra do exemplo anterior; é o momento da análise de dados em que são selecionadas as informações mais relevantes e mais potencialmente benéficas para a finalidade desejada pela empresa.

Quais são os benefícios da data preparation?

Fortalecimento da autonomia dos setores com dados confiáveis

A data preparation gera mais eficiência para o processo de análise de dados, o que significa que o valor das informações obtidas aumenta, fortalecendo a autonomia dos setores da empresa — já que eles têm em mãos dados mais confiáveis e relevantes para fundamentar suas ações.

Ponto de partida para diversos projetos

A fase de preparation é marco inicial para diversos projetos. Ao tornar a utilização do Big Data muito mais efetiva, levantando dados mais precisos e relevantes, qualquer tipo de análise anterior que a empresa eventualmente necessite para os seus projetos pode ser realizada com mais facilidade.

Apoio para o data mining

Na realidade não existe data mining sem data preparation. Data mining é uma etapa primordial na mineração de dados, pois é a hora em que é definido o escopo das buscas, são identificadas as melhores fontes e definidas as prioridades. Caso contrário a mineração seria pouco direcionada e com baixo potencial para gerar valor para as operações da empresa com as informações e os dados obtidos.

Geração de um diferencial competitivo com a melhora dos dados

Hoje, Big Data e Business Analytics são estratégias indispensáveis para os ajustes na atuação das empresas. Nesse ponto a data preparation também acaba beneficiando.

A otimização da coleta, a junção e a estruturação dos dados é um reflexo lógico da preparation, o que gera um grande diferencial competitivo, já que a empresa consegue imprimir uma análise de dados mais proativa e eficiente, potencializando a sua tomada de decisões.

Como aprimorar meus conhecimentos sobre data preparation?

Vimos que a preparation tem um papel elementar na análise de dados e, como o Big Data já é uma realidade do mercado, é essencial que as empresas saibam como extrair o máximo desempenho dessa ferramenta. Para isso, aprofundar os conhecimentos sobre o tema e as áreas correlatas é imprescindível.

Investir em cursos, workshops e materiais relacionados às áreas de análise de dados é, sem dúvidas, uma excelente alternativa. Afinal, o mercado empresarial atual demanda conhecimentos diversos sobre Big Data, Business Intelligence, expedientes analíticos — a exemplo do data preparation — , gestão, projetos e muito mais.

E então, ficou interessado e deseja aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os assuntos listados? Podemos ajudar! Entre em contato com a nossa empresa hoje mesmo para saber como!

Você também pode gostar
Data Science: descubra o que você precisa saber sobre o assunto
Data Science: descubra o que você precisa saber sobre o assunto
qual o futuro da computação e análises cognitivas?
Qual o futuro da computação e análises cognitivas?
Big data para pequenas e médias empresas: elas podem ajudar em seus negócios
Big data para pequenas e médias empresas: elas podem ajudar em seus negócios?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This