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Como NÃO investir na qualificação de equipes pode me fazer perder dinheiro?

Como NÃO investir na qualificação de equipes pode me fazer perder dinheiro

Na busca por medidas desesperadas para eliminar gastos, é comum que alguns gestores deixem de investir na qualificação de equipe. Na verdade, esse é um grande equívoco: você sabia que manter profissionais desqualificados dentro da organização custa muito mais caro?

No post de hoje, mostraremos a você como não perder dinheiro investindo no aprimoramento do seu time. Acompanhe!

Aumenta o nível de improdutividade do time

A produtividade do negócio depende diretamente da produtividade das equipes. Quando a equipe colabora com empenho, o negócio é beneficiado. Do contrário, é possível que a empresa pegue um breve caminho para o insucesso.

Uma pesquisa realizada pela Microsoft com mais de 38 mil profissionais afirma que os colaboradores passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva. Entre os principais motivos para isso, é possível destacar a falta de treinamento.

É possível perceber que a falta de capacitação afeta a produtividade da equipe e, consequentemente, os resultados da companhia. Quando se investe no desenvolvimento dos profissionais, por outro lado, eles se sentem mais valorizados e trabalham com mais afinco.

Potencializa o número de erros e problemas internos

Você já parou para imaginar o custo de todos os erros e problemas internos? Não é pouco, certamente! Uma empresa que coleciona erros observa o desperdício de materiais e a perda de competitividade em relação à concorrência.

Sabe-se que uma das principais causas para a ocorrência de erros está ligada à falta de qualificação da mão de obra. Quando os profissionais não estão bem treinados, dificilmente conseguem desempenhar as atividades necessárias com eficiência e manter elevados padrões de qualidade na sua produção.

É importante salientar que os custos com a capacitação dos profissionais — que são preventivos — são muito mais baixos do que os custos reativos, decorrentes da solução de erros já ocorridos. Por isso, não treinar os profissionais é perder dinheiro!

Eleva a insatisfação dos clientes finais

Segundo Peter Drucker, fazer clientes satisfeitos é a principal obrigação de uma organização. Mas, para isso, a companhia precisa de profissionais que atendam com qualidade, conheçam de forma técnica os produtos da empresa e dominem boas táticas de negociação.

Infelizmente, isso não é algo comum em grande parte das empresas. Segundo pesquisa divulgada pela Exame, em 2015, cerca de 86% dos clientes migraram para a concorrência em virtude de mal atendimento. E, pelo mesmo motivo, as companhias perderam cerca de US$217 bilhões.

Esse é mais um exemplo evidente de como se perde dinheiro ao não investir na qualificação de equipe. Com equipes medianas, incapazes de proporcionar um bom atendimento, fica quase impossível encantar o público-alvo da empresa e criar um relacionamento longo e lucrativo.

Percebemos que existem muitos problemas ao deixar o desenvolvimento dos profissionais em segundo plano, pois, no final, todos saem perdendo: a equipe é prejudicada, bem como a empresa e, por consequência, seus próprios clientes.

Agora que está por dentro do assunto e já sabe que não investir na qualificação da sua equipe faz a sua organização perder dinheiro, que tal compartilhar suas experiências e dúvidas conosco? Deixe seu comentário aqui no post e participe da conversa!

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