Análise de dados

Big data para pequenas e médias empresas: elas podem ajudar em seus negócios?

Big data para pequenas e médias empresas: elas podem ajudar em seus negócios

Você já parou para imaginar como seria interessante para a sua empresa coletar dados de potenciais clientes em todos os lugares, de modo a transformar essas informações em insights úteis para antecipar e entender às necessidades e hábitos de consumo, por exemplo? Na verdade, isso já acontece, e o nome é “big data”.

É por meio desse conceito que o oceano de dados e informações produzidos por usuários das mais diversas plataformas e dispositivos passa a ter valor para os negócios.

Big data é, hoje, um dos pilares das operações empresariais modernas, dada a sua grande capacidade de guiar e embasar análises estratégicas para as mais diversas finalidades e em empresas de todos os portes. É sobre isso que falaremos adiante.

Então, deseja entender mais sobre big data para pequenas empresas? O post de hoje pode ajudar. Continue lendo e confira as vantagens trazidas por essa incrível ferramenta. Acompanhe:

Big data para pequenas empresas: isso existe?

A resposta para o questionamento é “sim”. No passado, o big data era um privilégio apenas das grandes corporações; porém, com a difusão da tecnologia e aprimoramento dos sistemas de coleta e análise de dados, esse recurso tornou-se acessível para pequenas e médias empresas.

Hoje em dia, indiferentemente do porte do negócio, existe um forte apelo pela virtualização dos serviços e massiva utilização da internet para diversas atividades do público em geral. Ou seja, a todo momento, consumidores estão expondo suas necessidades, gostos e desejos por produtos e serviços. Então, por que não aproveitar toda essa informação para fazer seu negócio crescer?

Muitos empreendedores já viram que o big data é a chave para grandes benefícios, como os que listaremos a seguir.

Quais são os benefícios desse conceito para minha organização?

Otimização dos processos de vendas

A partir do big data, pequenas empresas têm todo o suporte fático e estatístico para otimizar o seu processo de vendas. É possível analisar quais ações do mercado estão dando certo e quais não tem apresentado bons resultados.

Além disso, por meio da leitura dos hábitos de consumo e comportamento dos clientes, é possível ajustar a estratégia de vendas, oferecendo o produto certo da forma certa e aumentando, assim, as chances de fechar bons negócios.

Maior direcionamento nas campanhas de marketing

Em vez de gastar com campanhas excessivamente amplas e onerosas, ao se valer da análise de dados do big data, a empresa tem um cenário mais propício para planejar e executar estratégias de marketing mais direcionadas e alinhadas com a persona do negócio.

Isso, de forma direta, reduz os custos de marketing, e melhor: traz mais resultados, já que se atinge o público certo com as ferramentas, linguagem e conteúdo adequados para conduzi-lo pela jornada de compra.

Imagine como o marketing pode ser muito mais eficiente se você puder, por exemplo, definir a idade média do seu público-alvo. Assim é muito mais fácil adaptar toda a estratégia e contextualizá-la com a faixa etária desses clientes, aumentando — e muito — as chances de gerar retornos.

Diferencial competitivo

O big data já é uma realidade comum nas grandes empresas, deixando de ser um diferencial para se tornar uma verdadeira necessidade. Contudo, nos pequenos e médios negócios, essa ainda é uma ferramenta pouco explorada e, por esse motivo, pode ser tido como um grande diferencial para o empreendedor que resolve utilizar seus recursos.

A análise de dados do big data para PME é uma espécie de atalho no tortuoso e difícil caminho do crescimento empresarial no Brasil. É uma das formas mais estratégicas de atuar no mercado, oferecendo serviços e produtos alinhados com as demandas dos consumidores de forma otimizada. Com isso, é possível poupar tempo e recursos da empresa, que podem ser investidos em outras áreas importantes.

Por fim, big data para pequenas empresas é, sem dúvida, uma excelente alternativa para o empreendedor que deseja alavancar seu negócio. As vantagens são inúmeras e certamente valem todo o investimento realizado.

Gostou do post? Ficou interessando em conhecer mais sobre big data e o universo do Business Intelligence? Podemos ajudar. Entre em contato com a nossa empresa hoje mesmo.

Você também pode gostar
Business Analytics: como ele ajuda na performance do seu negócio
Business Analytics: como ele ajuda na performance do seu negócio?
Big Data: você conhece os 4 tipos de análise de dados
Big Data: você conhece os 4 tipos de análise de dados?
Data Mining: você realmente entende o que é e a sua importância?
Data Mining: você realmente entende o que é e a sua importância?

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This