Análise preditiva

Análises Preditivas: qual seu impacto na gestão?

Análises Preditivas: qual seu impacto na gestão

No processo de gestão empresarial, é fundamental saber prever o futuro. É preciso estar à frente dos movimentos do mercado e da economia, projetar tendências e definir objetivos a partir desses cenários. Não sabe como fazer isso? A resposta está nas análises preditivas.

Com a ajuda da tecnologia, o gestor é capaz de analisar contextos diferentes, delinear o que poderá ocorrer e traçar mudanças capazes de impactar positivamente o seu planejamento estratégico.

Neste post, explicaremos em detalhes o impacto da análise preditiva na gestão para mostrar a você como essa ferramenta auxilia na tomada de decisões. Vamos começar?

O que são análises preditivas?

A ideia desse recurso é utilizar algoritmos estatísticos, dados e técnicas de machine learning para identificar resultados futuros prováveis de ocorrer. A avaliação é feita utilizando os dados históricos como base.

Em outras palavras, o objetivo da análise preditiva é saber qual é a probabilidade de determinada situação ocorrer no futuro. Dessa forma, é possível tomar decisões mais conscientes e seguir um caminho seguro, garantindo as ações e investimentos adequados.

Por que usar as análises preditivas na gestão?

Os gestores começaram a ver essa ferramenta como uma aliada da administração empresarial. Afinal de contas, a gestão requer a elaboração de cenários para tomar atitudes que levem ao maior potencial de sucesso. Assim, aumentam sua vantagem competitiva e têm mais possibilidade de elevar o lucro. 

Existem 3 fatores principais que justificam o uso da análise preditiva na gestão empresarial:

  • a informação é um recurso valioso e gerado em excesso pelas organizações. Com a ferramenta, é possível analisar os dados e produzir conhecimento valioso;
  • os computadores se tornaram mais acessíveis e rápidos, e os softwares  estão mais fáceis de usar. Desse modo, o processo de obtenção de dados e informações é simplificado;
  • o mercado se tornou mais competitivo, o que exige que as empresas tenham um diferencial.

Resumindo, a análise preditiva melhora o processo de gestão e traz outros benefícios, como:

  • identificar tendências;
  • aprimorar a performance empresarial;
  • auxiliar a compreender melhor os consumidores e aperfeiçoar o atendimento;
  • fomentar a tomada de decisão estratégica;
  • possibilitar fazer uma previsão do comportamento do mercado e dos clientes;
  • reduzir os riscos de problemas à imagem organizacional e perdas financeiras;
  • trazer precisão às tomadas de decisão;
  • gerar insights para rever os processos internos e simplificar os fluxos.

Qual seu impacto na gestão?

A análise preditiva pode ser usada para diferentes operações empresariais. Sua principal finalidade é delinear o comportamento do mercado no futuro a partir de dados, estruturados ou não, internos e externos à empresa.

Um exemplo de uso da análise preditiva foi feito pela Hekima para o governo federal. No período da Copa do Mundo de 2014, a empresa analisou os protestos e previu quais manifestações teriam o maior número de pessoas e seriam mais violentas.

Com esse dado em mãos, o governo atuou de modo bastante analítico e conseguiu garantir que nenhuma situação pudesse afetar os jogos de futebol que estavam ocorrendo em diferentes cidades.

Na sua empresa, isso também pode acontecer. Você pode, por exemplo, identificar uma demanda não atendida e prever o aumento nas vendas que virá como consequência. Também é possível analisar por que determinado produto está sem giro, tirando-o do mercado ou elaborando uma nova estratégia para suas vendas.

Por esses exemplos, fica evidente que a análise preditiva impacta a gestão, pois ajuda a descobrir padrões ocultos. O resultado é o aumento das vendas, a materialização das estratégias e a previsão do comportamento do mercado, da concorrência e dos consumidores.

Agora que você já sabe como as análises preditivas funcionam, que tal usá-las no seu negócio? Você vai se surpreender com os resultados que a sua empresa vai alcançar!

Para acompanhar outros conteúdos exclusivos como esse, curta nossa página no Facebook!

Você também pode gostar
O que a Análise Preditiva pode fazer pelo sucesso da sua empresa
O que a Análise Preditiva pode fazer pelo sucesso da sua empresa
Análise preditiva: 6 erros mais comuns que você precisa evitar

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This